Compartilhe o que você faz para ajudar

Segurança nas praias

Passo 1 Evite afogamentos

Guarda-vidas

Ao ir conhecer uma praia, procure antes saber se ela é adequada para banho de mar e segura para seus filhos. Fique também sempre atento a postos de bombeiros por perto e placas na beira do mar que sinalizam buracos e correntezas, elas são muito importantes, pois indicam ao banhista que há risco de afogamento.

Atenção! Não se engane com mares aparentemente calmos, ás vezes há correntezas que são difíceis de perceber. Para evitar cair em uma correnteza, procure sempre um bombeiro próximo para lhe informar o local ideal para um banho de mar seguro.

Passo 3 Hidrate-se e tenha uma boa alimentação

Hidrate-se e tenha uma boa alimentação

Procure hidratar-se com muita água e alimentar-se bem no café da manhã. Escolha alimentos leves e evite muita fritura. É lógico que você pode degustar as porções de frutos do mar, pastéis, entre outros, mas lembre de não exagerar.

Cuidado com a congestão! Evite tomar banho de mar após uma refeição, pois pode causar um mal estar ou até mesmo uma congestão. O ideal é aguardar de trinta minutos à uma hora antes de entrar no mar.

Passo 3 Proteja-se do sol intenso

Proteja-se do sol intenso

O sol intenso do verão prejudica muito a pele e pode até causar um câncer de pele, mas calma você poderá se bronzear com segurança. Para isso use sempre protetor solar com índice de fator de proteção adequado. Além do câncer, isso também te ajuda a prevenir as queimaduras na pele provadas pelos raios do sol.

O horário ideal para se bronzear é pela manhã até umas 11 horas e após as 4 horas. Evite o sol próximo do meio-dia. A intensidade do sol esse horário é muito forte e prejudicial à pele.

Passo 4 Mantenha as crianças sempre próximas

Mantenha as crianças sempre próximas

Algo muito fácil de acontecer no verão devido à quantidade de pessoas nas praias são filhos se perderem dos pais. Mas isso também pode ser bem fácil de evitar tomando algumas prevenções.

Passo 5 Surfistas

Surf com segurança

Para os surfistas que não possuem tanta prática, evite entrar em mares agitados e com correnteza.

Não se esqueça de surfar sempre com o "lash" em sua prancha (cordinha que mantém sua prancha presa a seu tornozelo), assim você pode evitar que fique sem sua prancha ao cair da onda e o risco dela colidir em algum banhista.

 

Campanha Praia Limpa Baixada Santista - 2011-2012 | Guia do Sol - Todos os direitos reservados
Realizaç&atidle;o Guia do Sol